ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE DO DIABETES




O segredo do controle da glicemia é seguir um plano alimentar com conteúdo balanceado de nutrientes, rico em grãos integrais, frutas, vegetais, carnes e laticínios magros.

                Algumas regras importantes devem ser seguidas pelos diabéticos:

1.       Estabeleça horários paras as refeições;

2.       Não faça períodos longos de jejum, não se deve comer num intervalo menor que 2 horas e não se deve ultrapassar o período de 4 horas. O ideal é comer de 3horas à 3h30min;

3.       Faça 6 refeições ao dia, divididas em: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;

4.       Evite açúcares;

5.       Diminua o consumo de gordura;

6.       Evite alimentos salgados, eles podem aumentar a pressão arterial;

7.       Prefira alimentos ricos em fibras;

8.       Consuma vários tipos de frutas e verduras;

9.       Evite bebidas alcoólicas;

10.   Beba pelo menos 10 copos de água por dia;

11.   Faça exercícios físicos, sempre com a orientação de um profissional.

Ao compor suas refeições:

PREFIRA

ü  Pães integrais, aveia grossa, farelo de trigo, biscoitos integrais, milho verde fresco, arroz integral e macarrão integral;

ü  Feijão, lentilha, grão de bico e soja em grãos inteiros;

ü  Massas integrais com molho de tomate fresco;

ü  Frutas inteiras, com casca e bagaço, por conter fibras e em pequenas porções;

ü  Carnes magras, frango sem pele, peixes, preparados com pouca gordura, de preferência grelhados assados e cozidos;

ü  Leites e produtos lácteos desnatados;

ü  Queijos brancos tipo cottage e ricota;

ü  Azeite de oliva e óleo de canola, mas com moderação;

ü  Castanhas sem sal;

ü  Verduras de folhas;

ü  Legumes crus ou cozidos no vapor;

ü  Sopas com legumes em pedaços e carnes magras;

MODERE

ü  Sucos de frutas, pois perdem as fibras ao serem liquidificadas;

ü  Embutidos do tipo light, como presunto magro, peito de peru, chester light;

ü  Margarinas mais cremosas light;

ü  Batata, mandioca, cará e inhame em pedaços e com pouca gordura;


EVITE

ü  Pães, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca;

ü  Feijões liquidificados, pois a trituração destrói as fibras;

ü  Massas brancas com molho de tomate industrializado e molhos brancos à base de creme de leite;

ü  Preparações com batatas, mandiocas e outros legumes em forma de purês, com queijos e ovos;

ü  Bolos, tortas e doces em geral;

ü  Refrigerantes;

ü  Carnes com gordura e peles de aves;

ü  Frituras em geral;

ü  Embutidos como presunto, linguiças, salsicha, mortadela, salames,

ü  Queijos gordos (amarelos), leite integral e produtos lácteos integrais.



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