HIPERTENSÃO


SAL E SÓDIO: "NÃO ABUSE"

O sódio é um mineral necessário para ajudar os músculos e nervos a funcionarem apropriadamente e manter o equilíbrio exato de líquidos no organismo, interferindo na regulação da pressão arterial.
A maior parte do sódio provém de compostos adicionados aos alimentos durante o processamento comercial ou em casa.
O sal têm cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto.
No Brasil o consumo médio é de 10 a 12gr de sal ao dia.

CONSUMO MÁXIMO RECOMENDADO: 4gr ao dia = 4 colheres de café rasas.

O "SAL OCULTO"

O sódio não está presente apenas no sal.
Vamos conhecer outros alimentos que contêm sódio:

Adoçantes:alguns tipos devem ser evitados pelas pessoas hipertensas:
- Ciclamato de Sódio
- Sacarina Sódica

Bebidas esportivas: como foram criados para atletas reporem água, energia e eletrólitos(sódio, potássio e magnésio, entre outros) perdidos durante o exercício físico, devem ser evitados por hipertensos.

Produtos Industrializados: enlatados, embutidos( salsicha, linguiça, salame, etc), defumados, carnes salgadas, frios, conservas, salgadinhos, temperos e molhos prontos, caldo de carne e de galinha, maionese, ketchup, mostarda, molho de soja e biscoitos doces e salgados.

RETREINANDO SEU PALADAR:

O paladar do sal é adquirido. Para readaptar esse paladar, reduza aos poucos o uso de sal, e suas papilas gustativas se readaptarão. À medida que você usa menos sal, sua preferência por ele diminuirá, permitindo-lhe apreciar o sabor do alimento em si.
A maioria das pessoas acha que, algumas semanas depois de eliminarem o sal,já não sentem falta dele.

( Divisão de Alimentação SESI )

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