EVITE O COLESTEROL


DICAS PARA EVITAR O AUMENTO DA TAXA DE COLESTEROL

·         Para reduzir a ingestão de colesterol, diminua o consumo de alimentos de origem animal, em especial as vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e frutos do mar ( camarão, ostra, marisco, polvo e lagosta);

·         Para diminuir o consumo de ácidos graxos saturados, evite a ingestão de gordura animal ( carnes gordurosas, leite e derivados), leite de coco e azeite de dendê;

·         Utilize nas preparações culinárias óleo de canola, soja, milho ou girassol em pequenas quantidades;

·         O azeite é excelente para temperar saladas ou em pratos prontos. Evite utilizá-lo em alta temperatura para não perder sua ação antioxidante;

·         Ao comprar margarina verifique se é livre de gorduras trans.

·         Prefira leites, iogurtes e queijos magros ou desnatados;

·         Substitua as preparações que levem creme de leite  por iogurte desnatado ou molho branco feito com leite desnatado;

·         Aumente a ingestão de frutas, verduras folhosas e legumes crus para aumentar a ingestão de fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.



SUBSTÂNCIAS FUNCIONAIS ACEITAS PELA ANVISA



·         Ácidos Graxos Ômega – reduz o LDL-colesterol e tem ação anti-inflamatória.
              Fontes: sardinha, salmão, atum, anchova e linhaça
 

·         Carotenóides – reduz o risco de doenças cardiovasculares e câncer de próstata, tem ação protetora da retina. Fontes: tomate, melancia, goiaba vermelha, vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes.


·         Fibras Solúveis e Insolúveis – reduz o risco de câncer de cólon e melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e do colesterol e no tratamento da obesidade. Fontes : cereais integrais, aveia, centeio e farelo de trigo, soja, feijão, ervilhas e hortaliças com talos e frutas com casca.


·         Fitoesteróis – reduz de 10 a 15% o LDL. Fontes: soja e semente de girassol;


·         Probióticos ( bifidobactérias e lactobacilos) – favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer. Fontes : leites, iogurtes e produtos láteos fermentados.


·         Proteína de soja – reduz os níveis de colesterol. Fontes: soja e derivados.

                                                                                 Bibliografia - SESI - Divisão de Alimentação


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