VILÕES E HERÓIS

FAZ BEM OU FAZ MAL?
OVO
Várias descobertas tiraram o ovo da lista de inimigos do coração.
Análises feitas pelo Departamento de Agricultura dos EUA constataram que em cada gema há 185mg de colesterol e não 215mg, como se acreditava antes. Outro fato é de que grande parte do nível de colesterol do sangue não provém dos alimentos e sim de alterações enzimáticas.
Os verdadeiros vilões, portanto, são a genética, a obesidade e o sedentarismo.
O ovo é fonte de proteína, ácido fólico, gorduras poli-insaturadas ( benéficas para a saúde), vitamina A, ferro, zinco e a clara é rica em albumina, uma aminoácido que favorece o ganho de massa magra.
Conclusão: o consumo de 03 a 04 ovos por semana não representa risco a saúde. Procure não consumí-lo frito.

CARNE VERMELHA
O temor de doenças cardíacas, câncer de intestino e  diabetes levou muitas pessoas a reduzirem drasticamente o consumo de carne vermelha. O excesso de carne vermelha pode aumentar o nível de colesterol ruim( LDL).
Uma dieta saudável pode e deve incluir a carne vermelha como forma de prevenir doenças pois, ela é fonte de vitamina B12, zinco e selênio.
A carne natural de boa qualidade, livre de anabolizantes e magra é indicada nas dietas saudáveis.

Conclusão: consuma até 03 porções (150g)  de carne vermelha magra por semana , preparada assada, grelhada ou cozida.

MARGARINA
Por muito tempo a margarina, produzida a partir de gordura vegetal, foi considerada mais saudável que a manteiga, feita com gordura animal. Porém , novas pesquisas descobriram que a gordura hidrogenada na margarina é mais prejudicial ao coração que a manteiga.
As margarinas sem gorduras trans, são feitas com óleos vegetais que dão origem a uma gordura chamada esterificada. Os estudos sobre esta gordura não mostram malefícios a saúde, mas eles ainda são incipientes.
Conclusão: o consumo, com moderação, de manteiga é uma opção saudável.
CAFÉ
O consumo de  03 a 04 xícaras de café por dia pode prevenir doenças como Parkinson e câncer. Em 2005, um estudo publicado na revista da Associação Médica Americana mostrou que o café pode reduzir em 28% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. “ O café é comprovadamente efetivo na redução de hiperglicemia após a refeição.” Explica o nutrólogo da ABRAN, Durval Ribas Filho.
O café contém antioxidantes que preservam os vasos sanguíneos, já que inibem a ação nociva de radicais livres sobre as paredes das artérias.
Conclusão: consumo de 03 a 04 xícaras ao dia trazem benefícios, acima disso, o café começa a revelar seus efeitos deletérios como a insônia ou aumento da pressão arterial.

CHOCOLATE
A ação antioxidante dos polifenóis do cacau ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar o colesterol, mas como os antioxidantes vêm do fruto, apenas os chocolates com mais de 60% de cacau é que oferecem benefícios.
Quanto ao aparecimento de espinhas, alguns estudos relacionam a gordura saturada presente no chocolate com efeitos pró-inflamatórios, o que acentuaria o quadro em pessoas propensas a acne.
Conclusão: o problema está na guloseima – 01 barra de chocolate de 100g pode chegar a 650 cal.


Bibliografia: Revista Veja, edição nº20


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