'SELF SERVICE": UMA ESCOLHA SAUDÁVEL?



A cada dia cresce o número de brasileiros que fazem suas refeições fora de casa e os restaurantes por “quilo” estão entre os preferidos para quem precisa de um serviço rápido, com opções variadas de preparações e preços.

No bufê é encontrado desde as preparações mais populares como o arroz e feijão até preparações mais sofisticadas, variados tipos de carnes e acompanhamento com diferentes modos de preparo, massas, saladas e sobremesas.

Porém, diante de inúmeras preparações, nem sempre as mais saudáveis vão parar em nossos pratos, e diante do desequilíbrio dessas escolhas o resultado são pratos calóricos demais e pobre em nutrientes.

É difícil resistir a tantas tentações como frituras, massas, preparações à base de queijo, molhos brancos, maionese e doces, mas lembre de sua saúde e faça as escolhas certas.

Então como montar um prato saudável e apetitoso?

O ideal é pensar que um prato equilibrado é aquele que tem em sua composição todos os grupos alimentares, que são divididos da seguinte forma:

- Carboidratos (arroz, macarrão, batata, mandioca, pão, massas, mandioca, mandioquinha) de 4 a 6 colheres de sopa;

- Leguminosas ( feijão, lentilha, grão de bico, ervilha) 3 colheres de sopa;

- Verduras (alface, rúcula, agrião, couve, acelga, espinafre) à vontade;

- Legumes (cenoura, chuchu, abobrinha, tomate, brócolis, couve-flor, rabanete, beterraba) 4 colheres de sopa;

- Carnes (frango, peixe, carne vermelha, ovos) 1 pedaço médio;

- Frutas de 4 a 5 porções diárias.

Assim, ao montar o prato deve-se colocar um pouco de cada grupo e escolher preparações em que os alimentos foram grelhados, assados e cozidos, pois contém pouca quantidade de gordura.

Frituras e doces deixe de lado, consuma esporadicamente.



Aproveite as dicas e bom apetite!




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