PRINCÍPIOS DA BOA NUTRIÇÃO

A alimentação serve para repor nosso corpo de energia, necessária para toda atividade, inclusive a vital, como: respirar e manter o coração e cérebro em funcionamento.
O alimento é composto de nutrientes como as proteínas, os carboidratos, as gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água.
A pirâmide acima mostra como deve ser a distribuição dos alimentos em nossa refeição:

CEREAIS, PÃES, TUBÉRCULOS E RAÍZES: devem ser consumidos de 5 a 9 porções diárias, de preferência os integrais;

FRUTAS, VERDURAS E HORTALIÇAS: de 3 a 5 porções diárias. Dê preferência aos alimentos in natura e quanto mais colorido, mais nutritivo será sua refeição;

CARNES, OVOS, LEITE E DERIVADOS E LEGUMINOSAS: de 2 a 3 porções diárias. Dê preferência as carnes magras, leite desnatado, queijos magros e grãos como: grão de bico, soja, lentilha, quinoa e feijões;

DOCES, ÓLEOS E FRITURAS: ficam na ponta da pirâmide e não devem ser consumidos diariamente, pois elevam o colesterol e desenvolvem a obesidade. Dê preferência aos azeites virgens e óleo de canola na preparação das refeições.

Por fim, hidrate-se bem durante o dia e pratique atividade física.

A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR exige:

- COMPROMETIMENTO
- DISCIPLINA
- MOTIVAÇÃO
- PERSISTÊNCIA

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