AMARANTO - conheça seus benefícios



            O amaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico. Proteínas de alto valor biológico são aquelas que possuem aminoácidos essenciais que são necessários para o organismo. Os aminoácidos essenciais são encontrados em alimentos de origem animal, como: leite, carnes e ovos, já nos alimentos de origem vegetal como: feijões e cereais as proteínas encontradas são de baixo valor biológico, ou seja, não possuem todos os aminoácidos essenciais.

            Por isso, a grande importância do amaranto está em sua composição, ele possui um excelente perfil de aminoácidos, destacando-se pela quantidade de Lisina (aminoácido essencial), deficiente nas proteínas de origem vegetal.

            Outro nutriente importante presente no amaranto são as fibras alimentares, que tem a função de garantir o bom funcionamento do intestino, tendo importante papel no processo de eliminação de toxinas no organismo, além da presença dos ácidos graxos poliinsaturados, o ácido linolêico (ômega 6) e o ácido linolênico (ômega 3), que ajudam na saúde cardiovascular e a manter os níveis de colesterol.

            O amaranto ainda é rico em ferro, magnésio, fósforo, manganês e selênio, e se destaca por conter cálcio, onde, a cada 100g do alimento contém 16% da recomendação de ingestão diária. ´
           
             E por ser um cereal que não contém glúten, é indicado as pessoas que tem Doença Celíaca ou alergia ao glúten.
 
            Diante de todos estes benefícios, é recomendado que o amaranto faça parte da alimentação diariamente.

Como não altera o sabor, pode ser utilizado em diversas receitas e combina muito bem em pães, panquecas, tortas, bolos, sopas, arroz, farofa, carne moída, frango, quibe e assados.

 
Farofa enriquecida com amaranto

Ingredientes:

1 cenoura ralada

1 tomate em cubos

1 pedaço de calabresa ou bacon

2 colheres de azeitonas picadas

2 ovos cozidos

3 colheres de sopa de amaranto

Farofa pronta

Sal a gosto

Modo de preparo:

1-      Coloque a calabresa ou o bacon numa frigideira e frite-o em um fio de óleo. Quando estiver dourado acrescente a cenoura ralada e deixe-a amolecer, coloque o amaranto e o tomate picado e dê uma leve refogada. Reserve até que esfrie.

2-      Depois de frio acrescente as azeitonas e a farofa até o ponto que desejar. Acerte o sal. Pique os ovos cozidos e saltei por cima.


Comentários

Postagens mais visitadas