O QUE HÁ DE MELHOR NAS CASTANHAS


Nozes, amêndoas, castanha-do-pará, avelã, macadâmia... são muitas em um grupo chamado de oleaginosas e possuem muitos nutrientes como vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura de ótima qualidade; agradam tanto ao paladar quanto ao coração!


Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade a necessidade diária do mineral já é suprida.
As últimas pesquisas só trazem boas notícias dessa castanha típica da região do Pará. O selênio contido nela tem grande poder antioxidante e por isso traz benefícios à saúde de hipertensos, idosos, portadores de colesterol alto e Alzheimer. Além disso, ela é rica em cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Ainda possui zinco, vitamina A, complexo B (B1, B2, B5) e fibras. Por isso, inclua uma castanha-do-pará no seu dia a dia e obtenha todos esses benefícios.

Nozes

As nozes tão tradicionais nas festas de Natal e Ano novo passam a ter lugar garantido nas mesas durante todo o ano. Ela é rica em gordura monoinsaturada que é superbenéfica, principalmente para a saúde cardiovascular, rica em glutationa e vitamina E que são antioxidantes poderosos e que atuam no combate ao excesso de radicais livres responsáveis por uma série de doenças como o câncer. E para fechar os benefícios, as nozes ainda possuem cálcio, zinco e fibras que ajudam a manter a saciedade e deixam a fome bem longe.

Castanha-de-caju

A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de complexo B e de um aminoácido chamado arginina que auxilia na circulação sanguínea. Mas fique de olho, o recomendado é consumi-la só assada e sem sal e se for comprar as industrializadas, leia o rótulo porque normalmente elas adquirem aquela cor escura pelo processo de fritura. Por ser rica em um aminoácido chamado triptofano, ajuda na formação de serotonina, neurotransmissor relaxante e calmante. Também é fonte de zinco, cálcio e magnésio.

Amêndoas

As amêndoas são uma das mais requisitadas e alvos de estudo com ótimos resultados quando falamos de emagrecimento e manutenção de peso. Além disso, elas são ricas em cálcio, fósforo e arginina, que ajuda na circulação e na saúde cardiovascular! Elas possuem magnésio e vitamina E uma dupla antioxidante importante no combate ao excesso de radicais livres do organismo.

Depois de todos esses benefícios, inclua as oleaginosas naquele lanchinho da manhã ou da tarde, na salada e farofas. Além de todos os nutrientes e gordura monoinsaturada, as fibras garantem saciedade na medida certa.

Risoto de quinua com cenoura e castanhas

Ingredientes:

350gr de quinua em grãos
2 cebolas médias
600 ml caldo de vegetais com temperos como cebolinha, salsinha, manjericão
200g de cenoura
1 tomate cortado em cubos
100g de castanha-de-caju quebradinha
Sal a gosto

Modo de fazer:
1-     Corte a cebola em fatias finas e refogue-a com um pouquinho de água;
2-     Junte a quinua e esquente até que os grãos absorvam todo o líquido;
3-     Junte o caldo de vegetais aos poucos, coloque um pouquinho de sal e cozinhe em fogo baixo até secar a quinua. Temperar com sal, pimenta, se desejar, e noz moscada;
4-      Ralar a cenoura, picar o tomate, misturar delicadamente com a quinua juntamente com a castanha;
5-      Enforme a quinua em uma forminha e coloque no prato. Sirva com salada verde!



Comentários

Postagens mais visitadas