A Via Santé viajou até o Cerrado e trouxe para os leitores alguns sabores bem tradicionais da região, além de bem suculentas, as frutas são altamente nutritivas e possuem propriedades medicinais!

1- JARACATIÁ

     Também conhecida como mamãozinho devido a sua semelhança com o mamão papaia, a jaracatiá é uma fruta que se encontra na lista das ameaçadas de extinção. Antigamente, podia-se encontrar o pé de jaracatiá desde o sul do país até Goiás e Bahia, atualmente, essa fruta é mais vista na região do Mato Grosso - Mato Grosso do Sul. É um alimento altamente nutritivo, contendo fibras, cálcio, magnésio, potássio e ferro, sendo este ultimo de grande importância ja que é um tipo de ferro não-heme, fundamental na cura de anemia.




2- UMBU
     Considerado a árvore sagrada do sertão, o umbuzeiro é possui protuberâncias na raiz, conhecidas como "batata", que chegam a acumular litros e litros de água durante a seca. É um alimento altamente energético, e devido a isso foi adicionado á merenda escolar da região. Estima-se que a cada 100g da fruta contenha 20mg de cálcio, fósforo e ferro, 30mg de vitamina A, 30mg vitamina C e B1.





3- CAJÁ
     Árvore de grande porte, podendo chegar a 30m, o cajazeiro é muito utilizado para o sombreamento de outras culturas, como o pé de cacau. Sua polpa adocicada e suculenta, é acida, contém vitamina C o que lhe confere um poder antioxidante, que fortalece o sistema imunológico. Possui, ainda, minerais como ferro, cálcio, e potássio e ainda possui baixo valor calórico. Estima-se que cada 100g da fruta possua 46kcal, 1.3g de proteína  11.4g de carboidratos, 2.6g fibras, 13mg cálcio  0.2mg ferro, 119mg potássio, 26.7mg vitamina C.

 

   APROVEITE AS DICAS E SABOREIE ESSAS DELÍCIAS EM SUAS MAIS VARIADAS      FORMAS, IN NATURA, DOCES E COMPOTAS!!

VIA SANTÉ


Comentários

Postagens mais visitadas