INDICADORES SOBRE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E ESTILO DE VIDA

   
A VIGITEL Brasil ( Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) divulgou seus resultados de 2011 dos Indicadores sobre Alimentação, Nutrição e Estilo de vida.
    O Vigitel realiza entrevistas, via telefone, em uma amostra da população de adultos residentes nas capitais de 26 estados brasileiros. O Sistema possui perguntas sobre estilo de vida e comportamentos considerados potenciais fatores de risco ou proteção para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, sobre a percepção de saúde e realização de exames preventivos.
    De acordo com os resultados, os indicadores sobre o estado nutricional demonstram que cerca da metade da população adulta das capitais brasileiras encontra-se com excesso de peso e, dentre esses, quase um terço está obesa.
    Sobre os hábitos alimentares, os indicadores apontam o consumo excessivo de gordura e bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos artificiais), fatores que contribuem para o excesso de peso na população.
    Destacam-se também resultados pouco satisfatórios sobre o hábito de comer frutas e hortaliças, consumo regular de feijão, consumo de carnes gordas, consumo de leite integral, de gordura, e o hábito de assistir televisão.
    O acompanhamento dos indicadores obtidos pela Vigitel permite o monitoramento da situação dos fatores de risco e proteção para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e contribui para a formulação de intervenções que visem a redução das ocorrências dessas doenças, uma vez que são consideradas um importante problema de saúde pública e contribui para a maioria das mortes ocorridas no mundo.
     Em 2007, as DCNT foram responsáveis por mais de 70% das mortes no Brasil, incluindo as enfermidades do aparelho circulatório, neoplasias e diabetes.
     Por isso, faz-se necessário criar medidas de intervenções que visem a redução da ocorrência dessas doenças.

Fonte: Revista do Conselho Regional de Nutricionistas - 3a Região SP/MS. Dezembro 2012.



Comentários

Postagens mais visitadas