GORDURAS BOAS E MÁS


O excesso de ingestão de gorduras ajuda a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, esteatose hepática, aterosclerose, diabetes, distúrbios nos níveis de colesterol entre outras enfermidades.
No entanto, nem toda gordura faz mal, ao contrário, os lipídeos ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K, ela colabora ainda com a função estrutural de membranas e neurônios e os depósitos nos tecidos adiposos são usados como isolantes na conservação da temperatura corporal.
As gorduras insaturadas, que se dividem em poli-insaturadas e monoinsaturadas, são as chamadas gorduras do bem, pois exercem inúmeros efeitos fisiológicos e no metabolismo tais como a diminuição da agregação plaquetária e da pressão arterial, melhora da função endotelial, estabilização da placa de ateroma e controle de triglicérides. Fazem parte das gorduras poli-insaturadas os ômegas 3 e 6 e a monoinsaturada ômega 9.
Os poli-insaturados ômega 3 são encontrados em peixes de água fria e na linhaça. O consumo de 2 a 4 gramas por dia reduz em 25% a 30% os triglicerídeos, melhora a função endotelial, consequentemente a pressão arterial.
Já o ômega 6 é chamado de essencial por não ser sintetizado pelos seres humanos e mamíferos e só é obtido mediante sua ingestão. Seu consumo evita o diabetes e colabora com a redução do risco cardiovascular e tem papel anti-inflamatório, mas o excesso de consumo causa o efeito inverso.Ele é encontrado nos óleos vegetais como os de milho e girassol..
Os ácidos graxos ômega 9, presentes no azeite, abacate e oleaginosas, ajudam a controlar os níveis de triglicérides  e LDL, aumentando o HDL.
O azeite de oliva deve ser consumido em temperatura ambiente, pois contém antioxidantes, vitaminas e minerais que são destruídos com o aquecimento.
Apesar de saudável, estas gorduras devem ser ingeridas em pequenas quantidades, pois fornecem 9cal/gr
e contribuem com o aumento de peso corporal.

CUIDADO

As gorduras saturadas, junto com as gorduras trans, são as mais prejudiciais à saúde, principalmente do coração, pois estão relacionadas com a elevação do LDL-colesterol e com o aumento do risco cardiovascular. Os principais ácidos graxos saturados são encontrados no leite e seus derivados, na gordura animal ena gordura do cacau.

Fonte: Super saudável - Yakult do Brasil

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