SORVETE SAUDÁVEL


Com o objetivo de melhorar o aspecto nutricional de alimentos que são atraentes, principalmente para as crianças, a pesquisadora Marina Leopoldina, da Escola Superior de Agricultura " Luis de Queiroz" (USP/ESALQ), desenvolveu um sorvete saudável, com alto teor de fibra alimentar, cálcio e vitaminas, reduzido em sódio, açúcar e gorduras".

DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO

Segundo a pesquisadora, a ingestão de cálcio pela população também está muito abaixo dos valores considerados ideais, de 1000mg/dia para adultos. Em consequência, muitas crianças estão sujeitas ao raquitismo, à baixa estatura, à osteopenia e osteoporose.
Como os produtos lácteos como o leite e o queijo não são atraentes o suficiente, contribuem para o baixo consumo de cálcio. Assim surgiu a idéia do sorvete: um preparado em pó enriquecido com fibras de linhaça, inulina e FOS( fonte de prebióticos) com reduzido teor de açúcar, gordura e sódio.

OPÇÃO SAUDÁVEL

Os sorvetes foram elaborados com o preparado lácteo e saborizados com polpa de mangaba - fruta típica do cerrado brasileiro.
" O valor nutricional e as características de alta digestibilidade fazem deste produto um alimento ideal para todas as idades, associando nutrição e prazer." explicam as pesquisadoras.
"Os sorvetes de frutas do cerrado apresentam baixo valor energético e possuem quantidades significativas de vitaminas, propriedades funcionais e medicinais, entre elas a mangaba ( hancornia speciosa ), que apresenta boa digestibilidade, alto valor nutritivo e consideráveis teores de proteína e vitamina C." concluem.

Fonte: Revista A Lavoura - Sociedade Nacional de Agricultura

Comentários

Postagens mais visitadas