DIETA BALANCEADA SUBSTITUI SUPLEMENTAÇÃO

Dieta balanceada substitui suplementação de maneira eficaz

Praticantes de atividade física têm em comum o uso de suplementos para eventual reposição de nutrientes que talvez o corpo deles nem necessite. Esse comportamento é algo comum , afirma o nutricionista esportivo Alex Whitaker. “Até arrisco a dizer que cerca de 80% das pessoas que fazem academia hoje não necessita da reposição de nutrientes de forma artificial”, pontua.
Essa atitude desmedia é apontada como sendo muito perigosa. A ingestão de suplementos sem prescrição de um profissional capacitado pode até levar a morte.
“Os praticantes de exercícios que possuem uma dieta balanceada não precisam de suplementos. Com nutrientes em excesso, e consumidos em longo prazo, corre-se o risco de sobrecarregar os órgãos. Existem muitas reações adversas e as mais graves são anormalidades hepáticas e renais, infarto do miocárdio, derrame, convulsões, psicose, arritmia e até a morte”, detalha a também nutricionista esportiva,Bianca Magnelli.

Em busca do corpo padrão- O perfil das pessoas que mais consome suplementos é de jovens fisicamente ativos. Esse grupo vê nos pós industrializados uma alternativa rápida para conseguir burlar o desenvolvimento natural do corpo. “Estudos mostram que os jovens estão preocupados com a aparência física e com o peso, o que os levam a treinar por razões estéticas”, esclarece Magnelli.
Como parte do processo da mercantilização da beleza, os potes de suplementos também passaram integrar o ambiente de algumas academias, e muitas vezes a dividirem o espaço com aparelhos e salas de aula. “Dentro das academias têm lojas de suplementos que fazem algum tipo de convênio com o professor e eles acabam vendendo esses produtos indiscriminadamente”, lamenta Whitaker.
Suplemento, o bom moço- Apesar de todos os cuidados que precisam ser levados em conta sobre o uso indiscriminado de suplementos nutricionais, esse produtos podem trazer resultados satisfatórios. “Com uma orientação adequada e o acompanhamento de perto de um nutricionista a proteína, BCAA ou carboidrato podem potencializar o treino”, finaliza o nutricionista.

Fonte: site Webventure, notícias

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