ACERTE NA ALIMENTAÇÃO


Um atleta deve se alimentar com a combinação certa de carboidratos, proteínas e gorduras. Mas qual a proporção ideal?
Vamos pensar como se o prato fosse um relógio e dividi-los em minutos:

PROTEÍNAS - 15 minutos
A proteína é uma fonte importante de aminoácidos, compostos que ajudam a reparar músculos e fortalecer o sistema imunológico. Escolha fontes de baixo teor de gordura como: frango, peixes, carnes magras, soja, lacticínios ( como iogurte e queijo cottage), feijões e lentilhas.
Porções de 60 a 90gr de proteína por dia, isto é, de 04 a 05 porções ao dia ( 100ml de leite, 100gr de peito de frango, 100gr de peixe, 100gr de carne vermelha, 2 ovos, 100gr de soja ou feijão)

GRÃOS E AMIDOS - 15 minutos
Eles abastecem suas reservas de glicogênio.
Invista em grãos integrais como arroz integral, pães integrais, quinoa e aveia, que são ricos em fibras.
Legumes como batata doce também são ricos em carboidratos.
Consuma até 06 porções de grãos integrais ao dia( 01 porção = 1/2 xícara de grãos ou 01 fatia de pão)

VERDURAS - 15  a 20 minutos
Este grupo alimentar de baixas calorias é uma ótima fonte da antioxidantes, vitaminas e minerais para regeneração muscular e metabolismo de energia.
Quanto mais colorido seu prato mais nutrientes ele terá.
Dê preferência as saladas orgânicas, sem adição de produtos químicos.
Consuma 02 tipos de verduras por refeição( 01 porção = 03 xícaras)

FRUTAS - 10 minutos
Ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, também contribuem para a reserva de glicogênio e potássio para um melhor desempenho muscular.
Consuma pelo menos 03 porções  de frutas todos os dias.

GORDURAS - 02 minutos
Gorduras saudáveis para o coração presentes nos peixes, frutas secas, azeite e óleo de canola oferecem nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a diminuir as dores musculares.
Consuma de 02 a 03 colheres rasas nas refeições.

ÁGUA - a vontade
Beba água a vontade e não espere sentir sede.
Hidrate bem seu corpo e suas células, pois você precisará de um corpo bem hidratado para uma boa performance.

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