A alimentação no Inverno - Por que comemos mais e quais os cuidados devemos ter ?




Não é novidade que no inverno as pessoas sentem mais fome e acabam alimentando-se de forma inadequada. Preparamos dicas e instruções para que o essa época do ano não estrague sua alimentação.


Os melhores alimentos para consumo nos dias frios são aqueles ricos em vitaminas e minerais, como, por exemplo, sopa de legumes que, além de vitaminas e minerais, também são ricos em água e muita fibra. 

A sugestão é que as refeições comecem sempre com um prato de sopa de legumes, pois assim, com poucas calorias, conseguem saciar a fome e diminuir a ingestão de alimentos mais calóricos e menos nutritivos. 

Os chás quentes também podem ser consumidos sem culpa, pois fazem com que a pessoa aumente a ingestão diária de água. 

Já os alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, brócolis, couve, salsa, morango, tomate, goiaba e acerola ajudam a prevenir gripes. O alho também é um alimento muito importante, pois apresenta propriedades bactericidas e antissépticas, sendo considerado um ‘antibiótico natural, que pode ser incluído na sopa. 

Os alimentos consumidos no inverno são, geralmente, muito calóricos, o que pode resultar em um aumento de peso indesejado, além disso, há uma diminuição da atividade física, que também pode contribuir para o ganho de peso. Isso acontece porque, nessa época, o consumo de frutas e saladas decresce, a água é ingerida com menos frequência, e não atingem a quantidade diária recomendada da bebida, e os iogurtes, na maioria das vezes, são substituídos por café ou chocolate quente.

Essas alterações na forma de se alimentar podem levar a uma diminuição significativa da ingestão de vitaminas e minerais dificultando as defesas do organismo e tornando-o mais suscetível a determinadas doenças, como gripes e constipações, além de um aumento significativo da massa corporal. 

No Brasil, onde a estação mantém um clima ameno na maior parte das regiões, o acréscimo do gasto calórico diário não chega a 10%, o que não justifica um grande aumento na ingestão de calorias e, portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando no consumo de alimentos altamente calóricos. Fiquem atentos!

Mais uma dica importante é que o principal fator relacionado ao aumento do apetite está ligado ao lado emocional de cada um, algumas pessoas buscam na comida quente e mais calórica preenchimento de alguma necessidade afetiva, mais comum nessa estação.
Salientando que, entre os alimentos mais consumidos nesse período, estão as sopas calóricas, chocolate quente, bolos, pipoca e fondue, além de combinações extremamente gordurosas, como feijoada e rabada, entre outros. 





DICAS PARA SE ALIMENTAR BEM DURANTE O INVERNO

• Ingerir alimentos mais quentes e picantes. Por exemplo, trocar as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas, além de abusar de temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Todos contêm propriedades termogênicas, ou seja, são capazes de aquecer o organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição, sem contar que apresentam características semelhantes às das batatas, sementes, feijão e grãos integrais e às das frutas oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. O alerta é para a quantidade de consumo. 

• Dar preferência às hortaliças grelhadas e refogadas, já que há uma diminuição no consumo de saladas. 

• Tomar bebidas quentes, como chá de ervas ou leite com cacau e canela, pois são nutritivas, saborosas e aquecem. 

• Preferir as sopas de legumes com carne magra. Acrescente à sopa brócolis, couve, e temperos naturais, entre outros. 

• Aos adeptos, preferir comer pães integrais com a sopa, pois, além do prato ser mais nutritivo, aumenta a saciedade. 

• Outra opção é o consomé, um tipo de caldo geralmente feito de carne, com sabor concentrado. Preferencialmente, use carne magra. Pode-se também fazer consomés de peixes e frutos do mar, que são ricos em zinco e fortalecem as células de defesa do organismo. 

• Evitar colocar nas sopas e caldos o paio, bacon, manteiga e creme de leite, pois aumentam a ingestão de gordura saturada. 

• Para quem não resiste a chocolate, é importante não ultrapassar o limite diário de 35g (uma barra pequena), em função dos altos teores de açúcar e gordura. E, quando optar pelo chocolate quente, utilizar o leite desnatado. 

• Tomar uma taça de vinho tinto nas refeições também pode ser interessante.



Cuide-se!
Pratique bons hábitos e 
Aproveite! 


Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada Carolina, a sua opinião é sempre importante para nós!
      Adoramos seu blog, que muito tem nos inspirado.
      Bjs

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