A genética no dia-a-dia: Os testes vão mexer com todos os seus hábitos.




Visando facilitar o diagnóstico e melhorar o tratamento de anomalias congênitas, doenças de inicio tardio, e distúrbios alimentares, os exames genéticos ja podem ser feitos no âmbito do SUS, segunda a Política Nacional de Atenção Integral ás Pessoas com Doenças Raras, criada em fevereiro.



Esses testes têm que acrescentar informações relevantes ao diagnóstico, ou seja, só possuem valor quando detectam a doença, mudam terapia ou oferecem prognóstico conveniente àquela condição.



Na neurologia, cerca de 15% dos casos da Doença de Parkinson são causados por uma falha genética hereditária, ou seja, é possível que mesmo sem a manifestações, os filhos de portadores podem querer descobrir se herdaram antes de terem filhos.







Na cardiologia o InCor utiliza a genética para rastrear a ocorrência de hipercolesterolemia familiar (quando há um risco mair de acumulo de gordura nos vasos). Se a descoberta for precoce, da para minimizar os
eventos cardiovasculares.




Na Oncologia, certas mutações predizem a ocorrência de um tumor antes de qualquer sintoma físico. E ainda, vasculhar o DNA ai longo do tratamento do câncer também serve para definir as doses dos remédios e o fármaco mais indicado para cada situação.





No âmbito de exercícios físicos e dieta, diversos exames que leem o DNA prometem delinear treinos físicos e o tipo de alimentação mais apropriados. Contudo não devem ser levados a ferro e fogo ja que são inúmeros genes envolvidos no processo e o poder preditivo dos testes é baixo.





Na reprodução, casais que planejam filhos podem averiguar se não possuem mutações com potencial de ser replicado no DNA dos descendentes. E é possível, no caso positivo, de se fazer uma fertilização in vitro e selecionar os embriões que não herdaram o erro.





Claro que há uma longa estrada a ser percorrida, mas nada que assuste, ja que o grande livro da vida ja foi codificado, o passo agora é interpretar e compreender as letras, e isso é só mais um obstáculo que aos poucos vem sendo vencido.






Comentários

Postagens mais visitadas