A mesa, o prato e quantidade de alimento.

Por Carolina Ferriolli - http://www.pensefit.com.br


Você sabia que arrumar a mesa para as refeições e a maneira como colocamos o alimento em nosso prato pode influenciar na quantidade que comemos? Até a cor do prato influencia na quantidade de comida que ingerimos segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Cornell nos Estados Unidos. 
 
Na pesquisa, 60 voluntários consumiram macarrão com molho branco, sendo que, metade deles comeu em pratos claros e a outra metade em vermelhos. Surpreendentemente, a primeira turma ingeriu, em média, 22% a mais de massa! A explicação é que, quando há uma diferença grande entre a cor do alimento e a do prato, a pessoa nota melhor o volume de comida que colocou nele, explica Brian Wansink, especialista em psicologia alimentar e autor do estudo. Ou seja, e pessoa tem mais consciência do tamanho da porção a ser consumida.
A maneira como arrumamos a mesa e os acessórios que usamos também podem auxiliar no emagrecimento. Estudos demonstram que ao utilizar louças e talheres menores comemos menos. Já repararam como nos restaurantes (principalmente nos por quilo) os pratos são enormes? Usar talheres grandes para se servir também faz com que comamos porções maiores. 

Outra dica é fazer seu prato, com alimentos e nutrientes variados, apenas uma vez, pois, em geral, a segunda porção é maior que a primeira e sem a menor necessidade. Monte o prato já com todos os alimentos (exceto a salada para quem gosta de comê-la sozinha e antes do prato quente) ao invés de comer um pouco de carne, depois arroz e feijão, depois legumes, pois com isso com certeza você comerá mais. Montar o prato completo dá ao nosso cérebro a ideia de completude e saciedade.

Por fim, por mais que seja corrido (eu sei que é), arrume a mesa, os pratos, talheres e copos sempre que puder e de uma forma bonita e organizada, isso trará conforto e beleza aos olhos o que também influencia na quantidade que comemos. Vamos colocar essas dicas em prática a partir do almoço de hoje?

Comentários

Postagens mais visitadas