Ingrediente do dia - A couve.

Indispensável em vários pratos tipicamente brasileiros, a couve é uma herança portuguesa que, além de barata e fácil de encontrar, oferece vários benefícios, que vão de anti-inflamatório á cicatrizante.
Os benefícios proveem do fitoquímico natural glicosinolato, que por ter ação desintoxicante, estimula o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas e fortalece o sistema imunológico.
Quando você coloca essa verdura á mesa, está servindo muito mais que uma refeição, é um banquete de vitaminas e minerais que combinados ao fitoquímico favorecem a absorção de outros nutrientes, especialmente o cálcio. Chega a ser mais adequada para os ossos que o leite. Sabe por que? O cálcio precisa do magnésio para ser absorvido e formar a massa óssea e a couve tem quantidades de cálcio e magnésio em proporções equilibradas para exercer suas funções, enquanto que o leite possui 9 vezes menos magnésio e 3 vezes menos cálcio que o necessário.
Essa parceria de nutrientes também é importantes em outras tarefas, como ajudar o corpo a se livrar das gorduras, manter a pressão arterial sob controle e regular hormônios.
Na couve, o magnésio vem da clorofila (substancia que dá a cor verde ás plantas) e que tem um alto poder de renovação das céculas do nosso organismo, ou seja, a couve REJUVENESCE!

Então, para aproveitar os benefícios dessa deusa da cozinha , vamos dar duas receitinhas que irão fazer você querer ter um estoque de couve em casa!

RECEITA 1 - SALADA CROCANTE

Ingredientes:
6 folhas de couve (cortadas em tiras fininhas)
1 cenoura média ralada
12 tomates cereja (cortados ao meio)
Azeite, limão e sal á gosto

 *Misture tudo em uma saladeira e tempere a gosto. Sirva logo em seguida.

4 porções com 41 cal cada


RECEITA 2 - SUCO DE COUVE

Ingredientes:
3 couves (lavadas e com talo)
3 laranjas descascadas
1 pedaço de gengibre sem casca (1cm aproximadamente)
1L de água

* Corte as laranjas em pedaços, junte com a couve e o gengibre e bata com a água.
   Adoce á gosto.

4 porções com 25 cal cada

Gostou? Então aproveite e experimente! Faz bem!


Comentários

Postagens mais visitadas