Ingrediente do dia - O feijão.

tipos-feijao-capa.jpg


Ingrediente do prato mais famoso do Brasil,  o feijão na verdade é uma variedade de sementes leguminosas - que são encontradas em vagens - com mais de 14 tipos comercializados, os grãos variam na quantidade de carboidrato, fibras, proteínas e sais minerais, além da cor e do formato.

Em geral, os feijões são constituídos por, entre 60% a 65% de carboidratos, 16% a 33% de proteínas e fibras solúveis, que são aquelas que, quando encontram a água, forma um gel que dificulta a absorção de açúcar e gordura.

Já os sais minerais encontrados são ferro, magnésio e manganês, que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e combate a anemia, fortalece estruturas ósseas e dentárias e melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular e que auxilia na formação dos tecidos e melhora o metabolismo de carboidratos e lipídios, respectivamente.

Principais tipos de feijão


Carioca


Tipo mais popular no Brasil, o feijão carioca é comumente consumido cozido junto com arroz branco. De cor marrom rajada, o grão pode acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes.


Preto

Utilizado na tradicional feijoada, o feijão preto é rico em ferro, substância que ajuda no combate a anemia. Para melhor absorção do nutriente, alimentos com vitamina C precisam ser ingeridos junto. Portanto, abuse da couve e da laranja.


Branco

Utilizado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar. O grão forma um caldo cremoso e pode ser utilizado para sopas ou saladas.


Azuki

Entre os benefícios do feijão azuki estão o controle a pressão arterial e a ação diurética. De sabor adocicado, o feijão é muito utilizado na culinária asiática para fazer doces.




Vermelho

De grão avermelhado e pequeno, o feijão vermelho tem sabor forte e é muito utilizado na culinária francesa para preparar sopas.




Manteiga

Também conhecido como feijão bolinha, o grão é bem arredondado e de cor amarela. Muito utilizado na culinária portuguesa, o feijão manteiga serve de ingredientes para saladas e sopas





Ficou com vontade? 
Experimente novas receitas e novas formas de comer esse ingrediente! 
Existem até saladas de feijão! 

Aproveite e até a próxima!  








Comentários

Postagens mais visitadas