Jejum dá barriga!

(fonte: revista Saúde é Vital)


Para quem achava que aquele ronco na barriga representava o som da vitória, como se o caminho para o emagrecimento estivesse certo, ja vamos avisando: pura fantasia!


Ficou comprovado que passar horas e mais horas em jejum NÃO emagrece, muito pelo contrário, esse hábito leva ao acúmulo de gordura, e ela vai direto para barriga.
De acordo com o estudo, o principal motivo que faz do jejum prolongado um inimigo da cintura é que a refeição montada após esse período de escassez, costuma ser um exemplo de desequilíbrio calórico e nutricional.
Isso ocorre, porque após o jejum, quando se tem acesso a comida, as escolhas não costumam ser saudáveis. E pode-se até tentar se conter, só que, ao ser privado de energia, o organismo aciona todo um mecanismo que favorece a compulsão alimentar.
Esse jejum acontece 4 horas após a ultima refeição, quando, praticamente, todos os nutrientes ja foram absorvidos pelas células. Além de buscar alternativas para fornecer glicose ao cérebro - órgão vital que depende do nutriente para funcionar- o corpo passa a liberar uma serie de hormônios que propiciam ataques de gula, como, por exemplo, a grelina, liberada pelo estomago e é o "disparador" da fome, o cortisol,  liberado pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse provocado pelo jejum e um dos responsáveis pelo acumulo de gordura abdominal e ainda temos o próprio tecido adiposo, com enzimas capazes de aumentar a produção de cortisol - lembra dele? É um ciclo vicioso.
E se depois de tudo isso você ainda não se convencer de que jejum não é o caminho, saiba que a gordura abdominal está altamente associada a riscos cardiovasculares, alterações hepáticas e ainda mexe com as taxas de insulina, hormônio responsável por levar a glicose para dentro das células, para produção de energia - lembra do cérebro no começo da reportagem?

Enfim, se você quer emagrecer e gozar de um boa saúde a dica é comer direito, devagar e sempre.
Soluções mágicas e rápidas podem seduzir você, mas não enganam seu corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas