Ingrediente do dia - TRIGO


Os alimentos feitos de trigo integral contêm as três partes do grão e, por isso, oferecem mais nutrientes. 
A casca, ou o farelo, possui vitamina B, minerais e fibras. O endosperma contém proteínas, carboidratos e ferro, enquanto o gérmen, por sua vez, é rico em vitamina B e minerais. 
Os alimentos feitos à base de trigo contêm amido, um tipo de carboidrato complexo, construído de cadeias de moléculas de glicose.

Esse nutriente é chamado de combustível do corpo, por fornecer a energia para o seu funcionamento. Trata-se de um polissacarídeo, ou seja, precisa ser quebrado diversas vezes pelo nosso sistema digestivo para se transformar em glicose e entrar nas células pela corrente sanguínea. É no interior de cada célula que a glicose desempenha o seu papel de gerar energia. A glicose é um açúcar simples, o que quer dizer que, para o nosso paladar, ela tem sabor doce. 

Incluir cereais integrais na dieta é uma boa maneira de frear os ataques à geladeira. Um estudo publicado na revista da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos mostra que, quanto mais vagarosa a refeição, maiores os níveis de hormônios relacionados ao controle de apetite. Alimentos que tornam a mastigação mais demorada podem prolongar a saciedade.

A grande quantidade de fibras presente em pães, torradas e massas integrais exige um bocado de trabalho dos dentes durante a trituração e isso leva alguns minutinhos a mais. Sem contar que as mesmas fibras interferem com o esvaziamento do estômago e isso também contribui para brecar excessos à mesa.

Mas se você não sabe como consumir o trigo de forma diferente e saudável, a Via Santé separou um prato que irá te deixar apaixonada(o) por trigo. 
É nosso queridinho de vendas, Salada Real.


SALADA REAL

Trigo em grãos
Trigo para quibe
Antepasto de berinjela
Mussarela de búfala
Maionese para dar consistência

Pode ser degustado como aperitivo com torradas e barquetes, ou como salada acompanhada de folhas e tomates cereja. 

Gostou? 
Encomende a sua! 

Bom apetite!  





Comentários

Postagens mais visitadas