É hora de PINHÃO!



A semente de araucária possui propriedades funcionais, e por ser temporada, aproveite para inseri-la no cardápio.







Informações nutricionais:
(100g cozido ou 10 unidades)
Calorias        - 174Kcal
Carboidratos - 29,6g
Proteínas       - 3g
Fibras            - 4,3g






Poucos sabem, mas esta semente é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e minerais importantes como o potássio, o cálcio, o o ferro e o zinco. As fibras nele contidas são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substancias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).
O potássio, nutriente importante do alimento, é conhecido como uma vasodilatador. Uma vez que ele contribui para o aumento do diâmetro das artérias, o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Consequentemente, ambos os nutrientes ajudam a evitar doenças cardiovasculares. Destacam-se, ainda, os carboidratos que por serrem complexos garantem maior saciedade e estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico.




NÃO CONTÉM GLÚTEN
Podendo ser ingerido por pessoas celíacas, cozido ou na forma de farinha, podendo servir de de
ingredientes para pães, massas, biscoitos e bolos.







CONSUMA COM MODERAÇÃO.
Como todo alimento, é necessário consumi-lo de forma equilibrada. O pinhão é uma semente bastante calórica e rica em carboidratos. Isso significa que ele garante energia para as atividades do dia-a-dia, mas deve-se ficar atentos ás porções. De acordo com nutricionistas ele deve ser consumido no almoço ou no jantar, acompanhado de salada ou algum tipo de carne.
A indicação é de que se consuma 100g por dia (o equivalente a 10 unidades). Podendo fazer parte da alimentação de qualquer pessoa, sem restrição de idade.





Aproveite essas dicas e pratique bons hábitos! 

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