Alternativas para saciar a vontade por doces!




Quem gosta sabe o quanto é difícil resistir a vontade de comer doces, principalmente em momentos de TPM e ansiedade. Através destes alimentos, liberamos substâncias para o nosso cérebro que nos trazem uma sensação de prazer e bem estar e, por isso, eliminá-los da dieta não é tão simples assim. No entanto, consumi-los em excesso pode levar ao aumento de peso, além de outras complicações que em longo prazo geram danos à saúde. É preciso saciar essa vontade com alternativas mais saudáveis e menos calóricas, sem sacrificar o desejo do doce.

Existe atualmente no mercado uma infinidade de alimentos com menor concentração de açúcarque também são saborosos. Confira algumas sugestões de alimentos que podem substituir aquela “bombinha” cheia de açúcar e gordura.

frutas banana maça e kiwi (Foto: Getty Images)


Frutas in natura mais adocicadas: as frutas mais doces como banana, manga e caqui, são opções mais saudáveis no lugar de doces industrializados, porém sem exageros. Procure sempre ter uma fruta em mãos quando a vontade do doce chegar.

Maçã cozida: basta cortar algumas maçãs em pedaços e cozinhar na água. Quando estiver amolecendo, retire do fogo, deixe esfriar e adoce com algumas gotas de mel.

Nozes, castanhas e frutas secas: faça um mix de nozes, castanhas e frutas secas de preferência sem sal. É uma ótima alternativa, porém não exagere na quantidade, pois castanhas e nozes são calóricas.

Iogurte: é um alimento saudável e comprobióticos. Atente-se somente para as versões sem açúcar e com baixo teor de gordura.

Picolé de frutas: para os dias mais quentes, os picolés são uma ótima pedida. E, na maioria das vezes, eles contêm menos de 50 calorias.

Chicletes e balas sem açúcar: saborosos e satisfazem bem a vontade dos doces. Além de serem fáceis de carregar, existe uma grande variedade sem açúcar.

Chocolate amargo: para quem não consegue ficar sem, dê preferência para o meio amargodevido as suas propriedades antioxidantes. Além disso essa versão tem menos gordura e menos açúcar.

Chás calmantes: chás de melissa ou camomila são uma boa escolha. A vontade dos doces pode estar ligada a ansiedade e esses chás ajudam a controlar.

Biscoitos integrais: com alto teor de fibras que ajudam na saciedade e bom funcionamento intestinal. Só não vale comer o pacote todo, procure andar com porções de quatro a seis biscoitos.

Frozen de iogurte: o iogurte quando congelado é uma ótima alternativa no lugar dos doces mais calóricos. Porém não deve ser adicionada guloseimas.

Gelatina diet com iogurte light: Basta bater esses dois alimentos e você tem uma opção desobremesa menos calórica e mais saudável.

Lembre-se ainda que o melhor horário para se consumir doces é logo após o almoço ou jantar e sempre com a presença de fibras, que reduzem a absorção do açúcar no organismo e dificulta o ganho de peso. Dê preferência para os doces mais saudáveis e menos calóricos e beba bastanteágua ao longo do dia, o que faz com que a vontade de comer doces seja reduzida.

O excesso de açúcar no organismo pode levar a doenças como diabetes, hipertensão,dislipidemia e obesidade. Portanto, se você pretende permanecer bem na balança, adquira hábitos mais saudáveis e controle a ingestão de doces.


Por Natalia Oliveira
fonte: globo.com/euatleta

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