No caminho certo para perder peso.





Perder peso de maneira consistente, como se sabe, exige uma rotina variada de exercícios e alimentação balanceada. Então, antes de embarcar em mais uma dieta radical ou colocar sua saúde em risco, leia algumas destas dicas para ter certeza de que você está no caminho certo.



Com a maior intensidade do treino, você tende a aumentar a massa muscular, aumentando também o peso total  (Foto: Think Stock)
1. Você não está sendo consistente
Se você só se exercita esporadicamente e come de maneira de maneira saudável uma vez na vida, não tente se enganar achando que isso é suficiente. A menos que você tenha genes maravilhosos, você precisa dedicar um pouco do seu tempo e esforços para atingir seus objetivos. Isso significa alguns exercícios de resistência e aeróbicos pelo menos três vezes por semana.

2. Você está desenvolvendo músculos
Se você já está se exercitando regularmente, lembre-se que peso e gordura são coisas diferentes. Se você estiver baseando seu peso ideal na perda de gordura, pode se sentir um pouco desestimulada. Com a maior intensidade do treino, você tende a aumentar a massa muscular, aumentando também o peso total –já que o músculo é mais pesado do que a gordura, mas ocupa só um quarto do espaço. Você pode, portanto, ter medidas menores e continuar com o mesmo peso. Mas lembre-se: quanto mais músculos você ganha, mas resistência tem para queimar gordura e acelerar seus resultados.

3. Você não está levando tão a sério quanto pensa
Às vezes nosso corpo nos engana fazendo pensar que estamos avançando nos resultados e, então, nos permitimos quebrar a dieta por alguns dias ou comer aquela guloseima que nós sabemos que é totalmente vetada. É importante ter alguns dias para relaxar, é claro, mas só quando sabemos que merecemos, isto é, quando estamos seguindo uma alimentação balanceada à risca na maior parte do tempo. Se você se dá mais dias de descanso do que exercícios e dieta, seu corpo irá lembrar que não está nem perto do seu objetivo.


4. Você não varia a sua rotina de exercícios
Seu corpo é uma máquina e uma bem inteligente. Se você sempre faz a mesma coisa dia após dia, seus músculos “memorizam” esses movimentos. Ao longo do tempo, seu corpo vai se adaptar e não terá mais desafios. É importante estar constantemente fazendo mudanças, estimular os músculos de maneiras diferentes. Isso significa mesclar alongamentos, treinos de resistência e aeróbicos. Não só um desses.

5. Você faz detox só com sucos

Pesquisas têm mostrado que fazer estas dietas líquidas não são suficientes para perder peso. Embora o início seja animador, com quilos perdidos em pouco tempo, a maior parte do peso é de água e carboidratos, e você pode levar seu corpo ao limite. Lembre-se que sempre é melhor pular os “regimes instantâneos” e se dedicar a métodos consistentes, com alimentos e exercícios balanceados.

6. Você nunca toma café da manhã

Não tomar café da manhã é quase uma garantia de que você vai recuperar as calorias perdidas mais tarde, nas outras refeições, ou pior: que não consumirá as quantidades de calorias que precisa para se exercitar e praticar outras atividades do dia. Isso pode ter efeito contrário em seu metabolismo, tornado-o mais lento e, em consequência, fazendo você ganhar peso em vez de perder. Em vez de pular a refeição, tente consumir mais proteína pela manhã, com alimentos como ovos, abacate ou uma torrada integral.

7. Você só tem focado na parte aeróbica

Se você só faz exercícios aeróbicos, você pode estar adiando o prazo para alcançar seus objetivos. Nosso corpo precisa de músculos fortes para incrementar a queima de gordura e ampliar o número de calorias perdidas por dia. Tente incorporar exercícos com pesos no treino para ganhar mais tônus muscular e resistência.

Usar pesos maiores e menos repetições é melhor do que pouco peso e longas séries (Foto: Think Stock)
8. Você não usa pesos suficientes ou sequer usa
Uma vez que você já frequenta uma academia, lembre que usar pesos maiores e menos repetições (de 10 a 15) é melhor do que pouco peso e longas séries. É importante desafiar seus músculos constantemente, de forma segura, a fim de ganhar mais massa magra e queimar a gordura.

9. Você não se alimenta adequadamente antes dos treinos
Você sabia que fazer um pequenos lanche rico em proteína antes da academia melhora o desempenho e queima mais calorias durante a malhação e ao longo do dia.

10. Você sempre se exercita sozinha
Pessoas que fazem atividades físicas em grupo costumam atingir mais rápido seus objetivos. Por que? Companhia sempre é motivação, e fica mais agradável alcançar seus objetivos.
Não vire escravo da balança: se pesar obsessivamente é um dos maiores inimigos de qualquer dieta (Foto: Think Stock)
11. Você se preocupa demais com a balança

É preciso entender que peso é muito mais que um número. Quanto mais você se fixar em um número que quer alcançar, mais difícil parecerá. Especialmente se você está ganhando músculos, pode estar queimando gordura ainda que o ponteiro continue no mesmo lugar. Se pesar todos os dias só aumenta os níveis de ansiedade!


12. Você ainda bebe refrigerantes diet
Estudos tem mostrado que as pessoas que consomem refrigerantes diet acabam consumindo a mesma quantidade de calorias diárias de quem consome açúcar normalmente. Isso porque muitos dos aditivos químicos encontrados nestas bebidas podem provocar inchaço ou mesmo ganho de peso. Prefira sucos de frutas, chás e água.

“Opte por grãos integrais, como aveia e arroz integral, que são essenciais para fornecer fibras e energia durante a desintoxicação”, diz a Dra. Sarah Brewer, autora do livro “The Total Detox Plan”.  (Foto: Thinkstock)
13. Você cortou totalmente os carboidratos da sua dieta
Isso pode até funcionar inicialmente, mas você terá muito menos energia para se exercitar. Carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo e precisamos deles durante o dia. O importante é consumir alimentos que nosso corpo possa usar mais facilmente, como massas e arroz integral, quinoa e batata doce. Coma com moderação, claro!


Aproveite essas dicas e pratique bons hábitos!

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