As cores da saúde.


Quanto mais cor, melhor!

Diz a sabedoria popular - e também os nutricionistas - que nosso prato deve estar sempre recheado de alimentos coloridos e, quanto mais cores, melhor.  As substâncias responsáveis por dar cor a esses alimentos também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a nossa saúde.
Veja o que cada cor tem para de oferecer e diversifique o cardápio!

Vermelho

O principal nutriente de alimentos como tomate, pimentão e morango é o licopeno. Essa substância é um antioxidante, que combate radicais livres que aceleram o envelhecimento e protege o coração.
O consumo regular de licopeno também tem reduz o risco de câncer de próstata e pulmões. É melhor consumir esses alimentos cozidos, pois esse processo quebra as paredes celulares, facilitando a absorção do licopeno.
Os alimentos de coloração vermelha também possuem vitaminas C, A e do complexo B e sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio


Amarelo / alaranjados

A substância responsável pela cor laranja de algumas verduras e frutas é o betacaroteno, que também tem uma função antioxidante. O betacaroteno é quem dá origem à vitamina A em nosso organismo, que é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, o vigor da pele, a força de cabelos e unhas e a prevenção de infecções.
O betacaroteno também é o nutriente responsável por manter o bronzeado mais bonito e duradouro. Suas principais fontes são: damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga.
 Essas e outras frutas de polpa amarela são importantes aliadas da imunidade. As frutas mais ácidas e cítricas são fontes de vitamina C, nutriente que aumenta a resistência a doenças. 
Além disso, os alimentos amarelos também possuem antioxidantes que ajudam na resistência de ossos, dentes, tendões e parede dos vasos sanguíneos. Para pacientes com anemia por deficiência de ferro, é indicada a ingestão do mineral combinado com vitamina C, que garante uma melhor absorção do ferro proveniente de carnes.





Verde

Alimentos como abobrinha, abacate e folhas verdes possuem uma alta carga nutritiva, com substâncias como ferro e fósforo. O ferro que opções naturais verdes contêm é essencial para a boa estruturação sanguínea, combatendo a anemia e a desnutrição, eliminando o cansaço e fortalecendo o sangue. O fósforo, por sua vez, ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes.
A coloração verde desses alimentos é resultado da grande qualidade de clorofila presente, cujos efeitos no organismo são inibição dos radicais livres, combate a substâncias cancerígenas, proteção do cabelo e da pele e desintoxicação das células.
Eles também são boas fontes de fibras, melhorando a função intestinal e diminuindo riscos para doenças decorrentes da constipação, como hemorroidas e câncer de colo do intestino e reto.




Roxo 

Alimentos na tonalidade roxa, preta ou azulada contem antocianina, um tipo de pigmento ligado á presença de vitamina B1, essencial para transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. Possuem também, minerais como potássio e vitamina C que mantém a saúde da pele, nervos, rins, aparelho digestivos e retardam o envelhecimento.
Presente no açaí, alcachofra,almeirão roxo, alface roxa, cebola roxa, ameixa preta, amora, batata roxa, berinjela, beterraba, framboesa, feijão preto, jabuticaba.




Branco

Cálcio e potássio são os nutrientes desses alimentos. Esses minerais são essenciais para saúde dos ossos, regulação da função cardíaca e funcionamento muscular e nervoso. Os maiores exemplos desse grupo são leite e derivados, batata, arroz, cogumelos, gergelim e couve-flor.
Opções com a cor branca garantem um bom desempenho diário, evitando cansaço, dores musculares, dores nas articulações e aliviando o estresse.



Marrom 

Esse grupo inclui oleaginosas e cereais integrais no geral. Excelente fonte de carboidratos complexos, os cerais levam mais tempo para serem transformados em açúcar pelo nosso organismo, dando mais saciedade.
Os alimentos da cor marrom são ricos em fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B. O consumo sem exageros pode melhorar a função intestinal e prevenir doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e câncer.
Esse grupo também é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com TPM, pois os alimentos têm funções antidepressivas e combatentes da ansiedade.



Não deixe seu cardápio sem graça.
Use e abuse das cores.
São bonitas, são saborosas e super saudáveis!
Aproveite



Pratique bons hábitos



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