O tal número 5

- O tal número 5 - 

5 porções de frutas e hortaliças todos os dias. Esse dado foi estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1990. Mas, por que 5 porções?

Estudos revelam que 5 porções diárias fazem cair em 25% o risco de morte por qualquer doença. Menos que 5 porções essa queda diminui para 5% apenas.
Mas, não significa que mais que 5 porções melhore em algo mais, ja que esse dado não é de efeito cumulativo e mais do que 5 porções vira excesso e acaba sendo eliminado pelo corpo.

Vale lembrar que esses dados estão baseados em uma dieta equilibrada, onde não faltam outros nutrientes como carnes, ovos, peixes, lácteos, cereais.

O que assusta, é que 5 parece um numero pequeno apenas no papel, e colocar isso em prática é mais difícil do que parece. Dados revelam que 90% da população não segue essa orientação, e quando comem alguma porção de fruta ou hortaliças não comem na porção ideal.


- O que se ganha comendo essas porções? - 

Frutas e hortaliças não são remédios, mas possuem princípios ativos fundamentais e que podem ser suficiente para o corpo responder de acordo com a necessidade
É o caso dos micronutrientes, vitaminas e minerais, que favorecem o sistema imunológico.
É o caso da banana, laranja e maçã - as frutas mais comidas no Brasil - que são poços de vitamina C, vitamina A e potássio que fortalecem o sistema imunológico, são potentes antioxidantes que ajudam a livrar o organismo de potenciais infartos e câncer. O potássio também atua no relaxamento das artérias, prevenindo assim o aumento da pressão.

Outro ponto é que as frutas, verduras e legumes são fontes de fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino e pela "limpeza" do colesterol ruim. Ao dar fim nessas moléculas gordurosas, as fibras diminuem, também, a probabilidade de piripaques no coração.

Quer um motivo extra?
As fibras são responsáveis por enxugar aquela barriguinha saliente.


- Quanto é 1 porção? - 

Selecionamos alguns ingrediente e fizemos uma amostrinha do que seria 1 porção de cada alimento.
Olha só:
FRUTAS

- EQUIVALEM A 1 PORÇÃO
Banana = 1 unidade
Melão, Melancia, Abacaxi = 2 fatias
Morango, Uva, Lichia = 7 a 10 unidades
Pera, Maçã, Laranja = 1 unidade inteira
Pêssego, Figo, Kiwi = 1+ 1/2 unidade
Mamão e manga = 1/2 unidade

LEGUME E VERDURAS

-EQUIVALEM A 1 PORÇÃO 
Palmito = 2 unidades
Repolho = 5 col (sopa)
Pepino = 4 col (sopa)
Couve-flor = 3 ramos
Aspargos = 6 unidades
Cenoura = 7 fatias
Tomate = 4 fatias
Beterraba = 4 fatias
Pimentão = 8 fatias
Brócolis = 8 fatias
Espinafre = 2 + 1/2 col (sopa)
Rúcula = 15 ramos
Alface = 11 folhas

- Colorir o prato é fundamental - 

Mais do que encher os olhos, montar uma dieta colorida é um dos segredos para atingir as cincos porções diárias e abastecer o corpo com diversas substancias protetoras. 

- VERDE: Ajudam a derrubar o risco de problemas nos olhos e entupimento nos vasos
- VERMELHO: Conhecida por baixar o colesterol e afastar cânceres 
- ALARANJADOS E AMARELOS: Fortalecem o sistema imunológico e a visão
- ROXOS: Auxiliam na luta contra obesidade e tumores
- BRANCOS: Protegem dos radicais livres.









Pratique bons hábitos.








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