Um dia só para o trigo.


Fonte: Reportagem jornal A Cidade - 07/11/2014 - por Valesca Mateus, caderno Boa Mesa

O segundo alimento mais consumido no mundo tem seu dia próprio – 10 de novembro. O cultivo do grão de trigo surgiu por volta de 10 mil a.C., na região chamada Crescente Fértil, que hoje corresponde a uma área que vai do Egito ao Iraque, estendendo-se pelo mar Mediterrâneo.

“O trigo é saudável e complexo. Sua casca é rica em fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Seu endosperma possui carboidratos e proteínas e o gérmen contém vitaminas, gorduras poli-insaturadas e minerais”, comenta a nutricionista Eliana Tarozzo, da Via Santé.
Na sua forma integral, o grão de trigo traz vários benefícios à saúde. “Ajuda a reduzir os riscos de doenças coronárias, mantém a flora intestinal saudável e ajuda a controlar o diabetes”, comenta a culinarista Fabiano Figueiredo, da Naturalíssimo Cozinha Vegetariana.
Para ter acesso a seus benefícios, segundo a nutricionista, é indicado o consumo do trigo em grão, moído, em farelos ou em preparações à base de farinha de trigo integral. “Nessas formas é um alimento rico em fibras e reduz a velocidade de absorção da glicose pelo sangue, auxiliando no controle da glicemia e promovendo maior sensação de saciedade”, explica a profissional.
Gastronomia
De acordo com Eliana, a gastronomia oferece diversas receitas saudáveis com o grão de trigo, como saladas, tortas e assados. Mas ele também aparece incrementando preparações com carnes e legumes.
Figueiredo ressalta que o sabor do trigo é marcante e sua textura depende do tempo de cozimento. “O grão deve ser cozido em água. Para ficar ‘al dente’ leva de 30 a 40 minutos”, diz.
Para comemorar o Dia do Trigo, que tal preparar duas saladas com o grão? Veja receitas na página 4.
Alimento virou quase vilão com a moda ‘sem glúten’
Com a exaltação das dietas sem glúten, o trigo se tornou quase um vilão e muitas pessoas passaram a ter preconceitos em relação ao seu consumo. Para a nutricionista, juntamente ao glúten, ele foi associado a preparações menos saudáveis, ricas em açúcares e gorduras, como bolos, pães, bolachas, massas e outros.
“O glúten é a proteína presente no grão do trigo, em cevada, aveia, malte e centeio. Apenas os celíacos são intolerantes a esta proteína e devem restringi-la. A moda atual pegou carona nesta dieta que restringe o glúten de forma geral, mas o que ocorre são as mudanças de hábito em que são retirados da dieta alimentos e substituídos por frutas, hortaliças, legumes e proteína animal, favorecendo o bem-estar e a perda de peso”, explica.
Sabor, saúde e frescor para o verão
Salada Real
Ingredientes60g trigo em grãos cozido
60g trigo para quibe hidratado
80g antepasto de berinjela feito com berinjela, pimentão verde e vermelho, uva passa e azeitonas
20 g de mussarela de búfala
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
Preparo
Misture todos os ingredientes e sirva frio. O antepasto de berinjela pode ser substituído por frango desfiado.
Salada mil tifibras
Ingredientes 
4 folhas de alface americana lavadas
1 xícara de trigo em grão cozido
1/2 xícara de lentilha cozida sem caldo
1/2 xícara de manga em cubinhos
4 tomates secos picados
1/2 pepino japonês picado
1 colher de sopa de azeite
Preparo
Em uma saladeira disponha as folhas de alface. Em uma tigela misture todos os demais ingredientes e coloque sobre as folhas. 

Aproveite o que o trigo tem de melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas