Tranquilidade necessária

Por Marisa Sei - Revista Calmantes Naturais





Sentir-se ansioso é natural, quando o assunto é acontecimentos importantes ou trabalho acumulado.
Aquela sensação vaga, desagradável de apreensão ou tensão, acompanhada de manifestações físicas como dispneia, taquicardia, sudorese e tremor. Assim como a ansiedade, o estresse também aparece em  ocasiões que saem da normalidade.
Ambos podem resultar em sintomas que atrapalham a rotina, dentre eles o mais comum é a insônia.
Antes que as más situações te deixem em maus lençóis, pequenas mudanças nos hábitos podem fazer toda diferença na hora do corpo reagir a situações de estresse e ansiedade.
A pratica de exercícios físicos estimula o corpo a produzir e librar hormônios do prazer como endorfina e serotonina.
Outro detalhe importante, se você sofre com ansiedade e estresse, é cuidar da alimentação. Enquanto alguns alimentos podem piorar a situação por serem estimulantes, outros são capazes de aliviar, mesmo que momentaneamente, e até exercer benefícios prolongados devido a nutrientes que atuam no sistema nervoso.

Listamos alguns alimentos que ajudam a relaxar o organismo, afastando a ansiedade e estresse.


- Camomila
- Erva-cidreira
- Folha de maracujá e semente de maracujá
- Capim-limão
- Erva-doce
- Jasmim 
- Hortelã

* LEMBRANDO QUE A FORMA DE INGESTÃO DESSES É CHÁ (QUENTE OU GELADO)


Além desses, acrescente também

- Grão-de-bico:
Rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, também é fonte de proteínas e fibras necessárias para manutenção do corpo e trânsito intestinal.

- Gergelim
Fonte de vitamina B6 e E que agem como antioxidantes.  

- Linhaça
Fonte de fibras e ômega-3, responsável pela produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, indispensáveis para sensação de bem-estar.


- Oleaginosas ( castanhas, amêndoas, nozes, pistache e outras)
Possuem efeito calmante pois contém triptofano, além de magnésio que auxilia nas atividades
cerebrais. Também melhoram a glicemia, níveis de insulina e trazem saciedade.

Enfim, entre muitos outros que também colaboram, a alimentação correta acalma, poem fim a compulsão e melhorar o humor, fazendo o seu dia muito melhor!

Pratique bons hábitos. Pratique Via Santé.


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