MEXA-SE!





O sedentarismo continua sendo um dado alarmante na nossa sociedade e cada vez mais vemos os problemas que acarretam esse estilo de vida nada vantajoso. Junto com o sedentarismo vem a obesidade, o principal vilão das doenças cardiovasculares como derrame e infarto, responsáveis por 1/3 das mortes no Brasil. É o que mostra a pesquisa providenciada pelo Ministério do Esporte:
* 41,2% dos brasileiros e 50,4% das brasileiras são sedentários; a média é de 45,9%.
* Outro dado que serve de alerta para a população é o de que entre os 25,6% adeptos regulares do esporte e os outros 28,5% de atividades físicas, a grande maioria não recebe nenhuma orientação de profissional.
* A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica como não sedentário quem faz alguma atividade física de três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos.

De acordo com esse estudo a região Sudeste é a que apresenta maior índice de sedentarismo do país, enquanto Norte e Nordeste somam as menores taxas. Uma explicação para isso é que, por serem menos desenvolvidas, as pessoas têm menos acesso aos transportes públicos e automóveis, o que as faz optarem por meios como bicicletas e caminhadas.

O curioso da pesquisa é que 80,4% das pessoas entrevistadas afirmaram conhecer os riscos que a falta de atividade física pode trazer e responsabilizaram a falta de tempo (69,9%) pela decisão de não se exercitar. A preguiça aparece em segundo lugar com 7% das justificativas e a falta de motivação foi apontada por 6,1% da população.



É por isso que a gente insiste: pratique hábitos saudáveis, alimente-se bem, cuide-se.
Além disso, apesar do modismo com a promessa mais rápida de queimas de calorias, não faça atividades físicas em jejum e procure se alimentar pelo menos uma hora antes. Beba água sempre que necessário e não abra mão de consultar um profissional de educação física antes de começar uma atividade nova.

Uma dica boa para quem tem dificuldade em manter a rotina são as atividades em grupo e lembre-se que a rotina é essencial para manter o condicionamento e evitar a preguiça. E se você é um entre os 45,9% dos brasileiros que se declararam sedentários pense nos benefícios do exercício físico para o corpo, a mente e a saúde.

PRATIQUE BONS HÁBITOS.
PRATIQUE VIA SANTÉ

Comentários

Postagens mais visitadas