ALIMENTO PARA A ALMA

Alimentos não devem ser meras mercadorias que se vendem e compram de modo impessoal, as refeições devem gerar comunhão.
A comida tem o poder de dar sentido à vida e desenvolver o senso de comunidade, mas para isso é preciso dar " alma ao alimento".
Nós não damos valor suficiente ao papel que a comida têm em nossas amizades e vida familiar. É por isso que muitas pessoas toleram a rápida e desgraciosa ingestão de sólidos e líquidos nas refeições, ela se torna vazia  não só de nutrientes físicos, mas também de nutrientes para a alma.
Muitas maneiras de lidar com o alimento leva à desigualdade, à  fome, ao desaparecimento da agricultura familiar, à obesidade e doenças como a bulimia e anorexia.
Cuidar de cercar a comida com prazer, beleza e harmonia é um convite para uma experiência mais profunda. Podemos escolher os alimentos em harmonia com os nossos valores e eles podem ser preparados com prazer e atenção.( Thomas Moore, artigo Food for the soul, revista Resurgence de 2008)
As refeições devem ser saboreadas com calma e tranquilidade e sempre que possível, à mesa ao redor da família, com um bate papo gostoso e um ambiente agradável como uma festa e uma comunhão.
Vamos aproveitar o final de semana, refletir e colocar em prática o que não conseguimos fazer durante a semana.

Comentários

Postagens mais visitadas