Açúcar X Adoçante : Adianta trocar?

Escrito por Leandro Kansuke Oharomari - nutricionista
Editado por Cassiano Gaiani - Em Corpo São
Ilustração por JR Lagazzi




Trocar açúcar por adoçante vale a pena? Responder a essa pergunta depende de uma avaliação nutricional completa, por envolver particularidades biológicas individuais. Porém, em qualquer caso, há uma questão importante e pouco abordada: a sensação de prazer e recompensa.

Pra começar, faço uma viagem no tempo a um período anterior ao desenvolvimento da agricultura, quando os alimentos mais doces que nossa espécie consumia eram frutas maduras. Nessa época, encontrar um pé de maçã cheio devia despertar uma alegria igual a de uma caixa de bombom pra um chocólatra.

Isso é interessante porque atualmente é comum pessoas ficarem irritadas se falarem que fruta é sobremesa - no fundo precisam de mais açúcar. Assim entramos numa nova questão: como chegamos num ponto que necessitamos adoçar os alimentos bem acima daquele grau de doçura que uma simples fruta pode alcançar? A ciência explica. O sabor doce gera estímulos no nosso cérebro ligados à sensação de prazer e recompensa. Pra se ter uma ideia, evidências científicas mostram que o efeito do sabor doce, do ponto de vista neurobiológico, pode causar os mesmos estímulos de drogas como a cocaína.

A essa altura acho que vocês já entenderam: substituir açúcar por adoçante pode até reduzir as calorias, mas o desejo por uma alimentação com alto teor de doçura vai continuar. Alguém que trocou altas doses de açúcar por altas doses de adoçantes é como um fumante que deixou o cigarro mas vive com adesivos de nicotina: o desejo continua.

Então, qual seria a solução? O ideal é aos poucos educar seu paladar a ficar mais sensível ao sabor natural dos alimentos. É preciso entender que isso não acontece do dia pra noite, e que nas primeiras refeições com pouco açúcar pode parecer que a comida está sem graça, mas com o tempo o sabor dos alimentos, a alegria e o prazer que a alimentação nos proporciona voltam normalmente. Isso gera um efeito colateral, depois de anos que você deixou seu paladar sensível a uma quantidade pequena de açúcar/sal, quando comer em lugares que adicionam muito sal ou açúcar você não vai gostar - falo por experiência própria. Mas acho que no final da vida seu corpo vai agradecer.


Pratique Via Santé

Pratique bons hábitos.

Comentários

Postagens mais visitadas