HIDRATAÇÃO NO EXERCÍCIO FÍSICO


HIDRATAÇÃO NO EXERCÍCIO FÍSICO

Manter-se hidratado é fundamental para ir longe nos treinos, pois a desidratação provoca queda no desempenho.

Antecipe a hidratação:

A desidratação diminui o volume sanguíneo que, por sua vez, reduz a capacidade do organismo de transmitir calor e acaba forçando o coração a bater mais rápido. Assim, o corpo tem mais dificuldade para responder ao esforço físico, diminuindo seu desempenho.
Uma hora antes da atividade física beba de 250 a 500ml de líquidos como: água, água de côco, sucos e bebidas esportivas, e dê preferência aos líquidos gelados antes e durante o exercício, pois ajudam a diminuir a temperatura do corpo, que o absorve melhor, e a percepção do esforço, ajudando a aumentar o tempo do exercício.

A necessidade de repor líquido depende do tempo da atividade física, da intensidade e da individualidade biológica de cada pessoa.

 Até 1 hora: beba de 100 a 200ml de água a cada 15- 20 minutos;
 A partir de 1 horas: beba de 100 a 200ml de bebidas esportivas à base de carboidratos e eletrólitos a cada 20 minutos.

Complemente sua hidratação:

 Frutas como melão, pêssego, melancia, kiwi, abacaxi, uva e laranja são ricas em água e potássio, um eletrólito perdido no suor, que em conjunto com o sódio mantém os níveis de líquido no organismo, que ajudam a regular os batimentos cardíacos e a circulação.

 A vitamina C presente nas frutas cítricas ajuda a manter a flexibilidade das articulações e cartilagens, também protege a pele contra os raios UV e a poluição.

 Água de côco que é leve, saborosa e não contém a gordura presente no côco, tem mais eletrólitos e menos calorias que os isotônicos.
Composição: cada 325ml contém 14g de açúcar e 670mg de potássio.

Não espere sentir sede, este é um indicativo de que o corpo está em processo de desidratação.

Comentários

Postagens mais visitadas