ARROZ E... FEIJÃO?


                 Nosso velho arroz e feijão de todos os dias, tão em baixa pelas dietas da moda, agora estão em " ALTA " em todos os sentidos. Aquele feijão suculento refogadinho no alho ganhou todos os louros da economia e seu preço têm afetado o bolso da maioria das famílias brasileiras.
                 Esta é uma boa oportunidade de fazer substituições a altura como: lentilha, grão de bico, soja e ervilha seca. São leguminosas fontes de proteína e ferro, incluindo outros minerais importantes na nutrição e com recomendação diária de 1 porção/dia.



  • As leguminosas incluem todos os tipos de feijões, lentilhas, ervilha seca, fava, grão de bico e soja;
  • São os vegetais mais ricos em proteínas. Depois de cozidos, contêm de 6 a 10% de proteínas, carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e sais minerais;
  • Devem constituir 5% do total de calorias diárias;
  • A soja é uma leguminosa que oferece as proteínas vegetais de mais alto valor nutritivo,equivalentes às proteínas de origem animal;
  • Você também pode substituir o feijão carioca pelo feijão preto, de preferência sem bacon e linguiça calabresa que os tornam muito calóricos, o feijão branco e o fradinho.
                    Para evitar que o feijão cause flatulência, deixe de molho os grãos em água por pelo menos 12 horas, escorra e cozinhe normalmente ou consuma apenas o seu caldo.


Deixe a Via Santé nutrir o que há de melhor em você
Pratique bons hábitos.



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