A primavera não é só das flores



A primavera é considerada a estação das flores, mas também é um bom momento para investir nas frutas que estão na safra, já que costumam ser mais nutritivas e mais baratas, favorecendo a ingestão de vitaminas e minerais, podendo ser consumidas na forma natural, em sucos, vitaminas e até misturadas nos pratos como saladas.

Selecionamos algumas frutas que são típicas da estação e estão em sua melhor fase para serem consumidas:

- JABUTICABA: possui propriedades antioxidantes, na regulação intestinal e do colesterol; rica em antocianina, ferro, fósforo, vitamina C e B3 e fibras.

- AMORA: rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como silício, importante no estímulo da produção das proteínas de sustentação.

- PÊSSEGO: rico em zeaxantina, luteína e betacaroteno que protegem contra alguns tipos câncer. Além de vitaminas C e E que tem ação imunoprotetoras e na produção de energia.

- ACEROLA: rica em vitamina C que melhora a imunidade do organismo, além de betacaroteno que convertido em vitamina A

- NECTARINA: rica em carotenoides como betacaroteno e criptoxantina, esses nutrientes tem poder antioxidantes. Contém ainda luteína, importante para visão e flavonoides que auxiliam na prevenção de doenças como aterosclerose.

- ABACAXI PÉROLA: rico em bromelina (enzima que ajuda na digestão de proteínas), é diurético e fonte de vitaminas A, C e E.

- TANGERINA: riquíssima em vitamina A, do complexo B, além de potássio, fósforo, cálcio, magnésio e bioflavonóides. Essa fruta fortifica os músculos e ossos, é boa para os olhos e pele e ainda combate reumatismo e problemas renais.

- MANGA: Contém um alto teor de vitamina A e C, além de ácido málico e palmítico que protegem o organismo contra alergias, doenças cardíacas e até câncer. Rica em fibras e minerais que ajudam na prevenção de anemias e diminuem o estresse.

- KIWI: fortifica o sistema imunológico, revigora o coração e a produção de hormônios, além de combater a depressão e a fadiga, melhora a circulação sanguínea e combate o mau colesterol (LDL).

- MORANGO: rica em antioxidantes, melhora a capacidade mental, previne inflamações e o envelhecimento precoce da pele.

Ainda existem muitas outras opções que são ótimas nessa época, como caju, maçã fiji, melão, mamão papaya. Enfim, queremos que você se delicie nessa primavera, afinal "mudaram as estações..."


Deixe a Via Santé nutrir o que há de melhor em você!

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